sábado, 27 de junho de 2009

Definição de Hipertexto

O hipertexto é um recurso que visa estruturar um texto, com o objetivo de conceituar palavras, termos, situações históricas, dentre outra, para permitir que o leitor possa desviar sua leitura para os assuntos referidos, no texto com o intuito de aprofundar a compreensão do texto inicial.

Acredito que o hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento, pois ao acessarmos um ponto determinado de um hipertexto, conseqüentemente, outros que estão interligados também são acessados, no grau de interatividade que necessitamos.

Por muitos anos, interagir com o computador exigiu uma base de conhecimento em alguns sistemas de hardware, mas com a evolução de softwares.

Foi no campo da informática que surgiu o hipertexto, pela necessidade de tornar o computador cada vez mais interativo. Mas o hipertexto não precisa ser interativo e sim “explorativo”. Ao navegar pela internet, também vamos encontrando endereços de sites, palavras sublinhadas, ícones piscando, e muitos outros atrativos que nos levam a clicar com o mouse e abrir diversas janelas. Como já é sabido esse recurso não está presente apenas no campo da informática, mas encontra-se também nos livros de formatos convencionais, onde os autores buscam facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe o todo, a idéia central do autor. Hoje é muito comum encontrarmos livros organizados por um autor e escritos por vários.

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Podemos Vencer a Exclusão Digital

Podemos vencer a exclusão digital

Os modernos meios de comunicação, especialmente a Internet, trouxeram para os cidadãos um diferencial no aprendizado e também na sua capacitação profissional.
Um dos pontos avaliados de forma positiva a meu ver é o investimento nos laboratórios das escolas publicas, recurso que vem sendo utilizado com muita freqüência por alguns professores. Considerando que em nosso convívio há professores que ainda se recusam a utilizar dessa ferramenta que já se tornou realidade em muitas escolas.

A nossa clientela na sua maioria de classe baixa, que não dispunha com facilidade desse recurso. Que enquanto a maior parte das classes sociais mais abastadas, freqüentadora das escolas privadas, já possui um computador em casa.
A
realidade de tudo isso é que muitos brasileiros inclusive a nossa, não têm condições de pagar um simples curso de informática ou adquirir equipamentos e serviços para entrar no mundo digital. Cada vez mais, evidenciam-se o reconhecimento e o empenho (educacional) de se encontrar soluções para garantir e popularizar o acesso à Internet.

A alfabetização digital é o principal caminho, devendo ser tratada como política pública, havendo planos que possam ter continuidade, não adianta criar projetos e outros, e não ter um acompanhamento por mais tempo, assim reflete Léa da Cruz Fagundes, pois uma pessoa alfabetizada no universo digital terá condições de selecionar e pesquisar informações na Web, processar dados, adquirir conhecimento e, mais importante, transmití-los, fazendo disso um meio para melhorar sua qualidade de vida. Temos que aproveitar as condições que nos são disponíveis.