Podemos vencer a exclusão digital
Os modernos meios de comunicação, especialmente a Internet, trouxeram para os cidadãos um diferencial no aprendizado e também na sua capacitação profissional.
Um dos pontos avaliados de forma positiva a meu ver é o investimento nos laboratórios das escolas publicas, recurso que vem sendo utilizado com muita freqüência por alguns professores. Considerando que em nosso convívio há professores que ainda se recusam a utilizar dessa ferramenta que já se tornou realidade em muitas escolas.
A nossa clientela na sua maioria de classe baixa, que não dispunha com facilidade desse recurso. Que enquanto a maior parte das classes sociais mais abastadas, freqüentadora das escolas privadas, já possui um computador
A
A alfabetização digital é o principal caminho, devendo ser tratada como política pública, havendo planos que possam ter continuidade, não adianta criar projetos e outros, e não ter um acompanhamento por mais tempo, assim reflete Léa da Cruz Fagundes, pois uma pessoa alfabetizada no universo digital terá condições de selecionar e pesquisar informações na Web, processar dados, adquirir conhecimento e, mais importante, transmití-los, fazendo disso um meio para melhorar sua qualidade de vida. Temos que aproveitar as condições que nos são disponíveis.

Lutar por uma inclusão digital dentro da educação em primeiro lugar deve-se começar com a formação dos professores, pois muitos ainda possuem relutância ao uso das TIC devido a falta de conhecimento. Penso que temos que repensar nossa prática e buscar formação para usar o computador e as mídias no geral como um recurso positivo. Então além do investimento nas escola com os laboratórios, se faz necessário pensar em uma formação para professores, também neste sentido.
ResponderExcluirO seu texto ficou muito informativo... parabéns adorei.
ResponderExcluirobrigada por sua contribuição.